quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Acupuntura pediátrica (sem agulhas)




O sistema imunológico da criança não está adequadamente preparado, o que faz com que ela sofra mais o impacto das viroses, principalmente as crianças que frequentam a educação infantil ou creches e berçários.

As crianças maiores de 14 anos apresentam melhor resultado com o uso de agulhas, sendo que bebês e crianças respondem muito bem aos estímulos com sementes de mostarda.


O que acontece na criança 

Há a liberação de uma substância (um neurotransmissor conhecido como somastina), que tem um efeito analgésico local. A partir daí, a criança não sente mais dor e várias reações são desencadeadas, como as substâncias que promovem a estimulação do sistema imunológico, além de outras que promovem o efeito terapêutico desejado (como a endorfina, serotonina, dopamina, cortisol etc.). Ou seja, a acupuntura utiliza recursos do próprio organismo para restaurar o equilíbrio. 
Ela pode ser usada isoladamente, mas dependendo da doença, a acupuntura não exclui o uso de remédios, mas diminuir a quantidade e encurta o período de uso da medicação. 

Indicações 


A acupuntura pediátrica pode tratar vários distúrbios, mas os mais comuns são a agitação (hiperatividade), a dificuldade para dormir, as dores musculares, a diarréia ou a obstinação, a falta de apetite, a enurese noturna (urinar na cama após três anos), os resfriados, rinites, quadros de asma, entre outras. Já está em pesquisa avançada a acupuntura para a potencialização da memória e do aprendizado. 

Além disso, o tratamento pode ser feito de forma preventiva, por exemplo, para espaçar as crises de asma e resfriados no inverno, bem como diminuir seus sintomas, ou diminuir a agitação da criança. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário